Notícias

Elon Musk diz que foguete da SpaceX pousará em Marte antes de 2030

O CEO da SpaceX, Elon Musk, anunciou que o foguete Starship irá pousar em Marte “bem antes” de 2030, o anúncio foi feito via Twitter.

Siga-nos no Instagram

Segundo Musk, a maior dificuldade do projeto será envolver a Mars Base Alpha, que é uma base humana e fixa no planeta, que deverá ser totalmente autossustentável.

Origem do Tweet de Elon Musk

A origem do tweet de Elon Musk foi devido a uma série de tuítes que discutiam a preocupação de líderes europeus com a pressão da SpaceX no mercado de lançamentos.

A pressão da empresa ocorre devido ao foguete chamado Falcon 9, que é reutilizável e acaba baixando os custos para lançar satélites.

Com os custos baixos, a posição da Europa nesse cenário é ameaçada, pois há a dificuldade de se manter competitiva dentro do setor de lançamentos.

Alguns propulsores da Europa são Ariane 6 e o Vega-C, que devem realizar seus primeiros voos dentro de 18 meses, que são concorrentes diretos da SpaceX.

O Ariane 6 poderia lançar satélites, porém o empreendimento de Elon Musk reduziu os custos de lançamento de grandes satélites de forma significativa.

Já o Falcon 9 pode adotar missões através do programa de lançamentos compartilhados, que seriam teoricamente feitos pelo Vega-C.

Além disso, o CEO também rebateu que os governos estão mirando “baixo demais”, pois somente foguetes completamente (e rapidamente) reutilizáveis serão competitivos.

Protótipos da SpaceX

Os futuros foguetes Starship ainda estão sendo desenvolvidos: os protótipos SN8 e SN9 foram capazes de voar, porém ao pousar explodiram.

Já a versão mais recente, SN10, foi capaz de voar e pousar, mas também explodiu após alguns minutos do pouso.

Quando o foguete estiver finalizado, todo sistema Starship será composto por uma espaçonave Starship e um propulsor “Super Heavy”.

Tanto a espaçonave quanto o poderoso propulsor foram feitos para serem reutilizáveis em curtos períodos de tempo.

Por fim, segundo a empresa, a versão final do veículo não só será capaz de transportar cargas, como também até 100 pessoas.

Os destinos da Starship ainda devem ser explorados nos próximos anos, sendo inicialmente a Lua e Marte.


Imagem em destaque: Foto/Reprodução SpaceX

Fonte: Canaltech

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo