Os drones que são capazes de produzir chuvas artificiais foram os responsáveis por chuvas torrenciais em Dubai, a capital dos Emirados Árabes Unidos.
A chuva ocorreu no último domingo, a fim de amenizar os efeitos da forte onda de calor que tem atingido a cidade e também outros países.
O sucesso da “missão” pode ser visto em vídeos postados pelo Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos.
Nas últimas semanas em Dubai, a temperatura média chegou a alcançar 48°C, aumentando os efeitos do tempo seco do local.
Conheça mais sobre os drones capazes de produzir chuvas artificiais
O projeto dos drones foi realizado por cientistas do país e também pela Universidade de Reading, na Inglaterra.
Tudo começou em 2017, quando os cientistas receberam US$ 1,5 milhão para uso ao longo de três anos do Programa de Pesquisa dos Emirados Árabes Unidos para a Ciência do Melhoramento da Chuva,
Os drones criados dão “choque nas nuvens” para alterar a carga elétrica das gotículas de chuva, uma vez que há pouca expressividade do lençol freático.
Eles são lançados de uma catapulta, podendo voar por aproximadamente 40 minutos e realizar a avaliação de diversos aspectos por dentro de uma nuvem, como:
- temperatura;
- umidade;
- carga elétrica.
Logo após a análise, os pesquisadores sabem quando e onde eles precisam disparar para que a “mágica” aconteça.
Os drones também são equipados com uma carga útil de instrumentos de emissão de carga elétrica. É com essa carga elétrica nas moléculas de ar que a precipitação é estimulada, e então ocorre a chuva.
“O que estamos tentando fazer é fazer com que as gotículas dentro das nuvens sejam grandes o suficiente para que, quando caem da nuvem, sobrevivam até a superfície”
Keri Nicoll, meteorologista da Universidade de Reading à CNN
Fonte: Olhar Digital e CNN Brasil
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Keri Nicoll