Notícias

Cientistas alertam possibilidade de outros vírus existirem pelo universo

Cientistas estão alertando a possibilidade de outros vírus existirem pelo universo, especialmente o físico Paul Davies.

Siga-nos no Instagram

Paul Davies é um cientista, escritor e apresentador britânico que recentemente foi entrevistado pelo jornal The Guardian, onde falou mais sobre seu livro “What’s eating the Universe?

Segundo o cientista, os vírus podem estar presentes em outras partes do universo caso existe vida nesses locais, e a ideia de “alienígenas” começa com vida microbiana.

Possibilidade de outros vírus estão condicionados à existência de vida

Quando Davies condicionou os vírus à existência da vida, tocou em uma questão polêmica da comunidade científica, sobre se os vírus são seres vivos ou não.

Esses organismos não possuem células, e também não geram energia a partir de alimentos, diferente do atual conceito de “seres vivos”.

Davies afirmou que os vírus fazem parte da rede da vida, onde explicou que caso exista vida microbiana em outro planeta, ela provavelmente terá a “complexidade e robustez” da capacidade de troca de informações genéticas.

 “Um amigo meu pensa que a maior parte, ou pelo menos uma fração significativa, do genoma humano é, na verdade, de origem viral”

Paul Davies

Uma teoria é que metade do nosso DNA teria vindo dos vírus, devido as cápsulas proteicas que podem ter infectado e se incrustado em óvulos e espermatozoides dos nossos ancestrais.

Isto é, caso haja uma vida celular em outros planetas, também é possível que o papel desses vírus seja de transferir informações genéticas entre si.

Estudo recente sobre sinais de vida

As opiniões do cientista britânico sobre o assunto ocorreram após um estudo recente sugerir que sinais de vida poderão ser detectados além do nosso sistema solar em dois ou três anos.

De acordo com Davies, mesmo que um vírus extraterrestre fosse trazido à Terra, ele não seria “nem de longe” perigoso.

O cientista relembrou que os vírus mais perigosos são aqueles que estão “intimamente adaptados a seus hospedeiros”.


Fonte: Tecmundo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Freepiks/www.slon.pics

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo