Notícias

China planeja construir uma estação de energia solar na órbita terrestre

A China está planejando a construção de uma estação de energia solar na órbita terrestre, segundo o anúncio realizado na quarta-feira da semana passada (23).

Siga-nos no Instagram

O anúncio foi realizado em uma palestra, na Universidade Politécnica de Hong Kong, pelo engenheiro Qi Fahzi, atual projetista-chefe da espaçonave chinesa Shenzhou.

Para que a estação de energia solar na órbita terrestre vire realidade, será necessário o foguete Long March 9, que já está em desenvolvimento.

Projeto pode começar em 2022

De acordo com Long Hao, projetista-chefe da série de foguetes chineses Long March, o projeto de estação pode começar ainda ano que vem, com um teste de geração de energia em pequena escala.

As instalações de energia solar devem ocorrer a mais de 35 mil quilômetros acima da superfície terrestre, sendo preciso diversos lançamentos com o foguete Long March 9.

A expectativa é que haja mais de 100 lançamentos do Long March 9 e aproximadamente 10 mil toneladas de materiais de infraestrutura.

Além disso, uma instalação de energia de nível megawatt deverá ocorrer somente por volta de 2030 e a comercialização de energia de nível gigawatt em 2050.

Benefícios da estação de energia solar na órbita terrestre

Entre as principais vantagens da estação de energia solar na órbita terrestre, estão:

  • energia em grande escala;
  • sem interferências da atmosfera;
  • sem interferências sazonais;
  • auxílio na escassez de recursos energéticos em solo;
  • entre outros.

Como o principal objetivo é conquistar uma grande área para a coleta de energia solar, o governo chinês ainda deverá desafios quanto ao custo de fabricação, eficiência e segurança da transmissão de energia, além da viabilidade econômica.

Mudanças no Long March 9

Para que o lançamento possa ocorrer, o foguete deverá sofrer uma série de mudanças, como a substituição dos motores atuais por 16 motores do novo modelo YF-135.

Como resultado dessa mudança, a capacidade de carga aumentaria de 140 toneladas métricas para a órbita terrestre baixa para 150 toneladas.

A capacidade para um lançamento até à Lua também mudaria, aumentando de 50 toneladas para 53 toneladas.


Fonte: Canaltech

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Ta Kung Pao

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo