Notícias

Astronautas estão no Havaí simulando como viver em Marte

Astronautas estão no Havaí para participarem de um projeto que simula a vida em Marte, a fim de descobrir sobre as futuras “colônias” de humanos em ambientes extraterrestres.

Siga-nos no Instagram

O projeto é chamado de Simulação da Exploração Espacial do Havaí Analógico e Simulação (HI-SEAS), mas não é a única que simula a vida em outro planeta.

Existem abrigos inóspitos nos desertos do Atacama, no Chile e de Utah, nos Estados Unidos, buscando preparar os futuros astronautas.

Astronautas estão no Havaí e devem se preparar para as futuras missões espaciais

Os astronautas estão instalados nas encostas rochosas do Mauna Loa, um vulcão localizado na ilha do Havaí, contando com um laboratório para verificar e explorar as possibilidades de vida em um ambiente inóspito.

Entre algumas dificuldades que os astronautas podem enfrentar, está trabalhar com tanques de oxigênio que tem reservas limitadas e também a própria roupa espacial.

“Imagine tentar pegar uma pedra ou raspar micróbios da parede de uma caverna em um traje espacial volumoso com luvas fofas, com um limite de tempo porque você não quer ficar sem oxigênio. Isso é o que os astronautas analógicos fazem diariamente no habitat da base lunar do HI-SEAS no Havaí enquanto se preparam para futuras missões à Lua e a Marte”

Michaela Musilova, astrobióloga e diretora da HI-SEAS

Rotina

Os pesquisadores que estão no grupo costumam ter uma rotina similar aos dos futuros astronautas, desde como escavar e usar os túneis de lava que existem no local, até coletar amostras para pesquisas.

“Esses canais não são fáceis de explorar, e por isso os astronautas no Havaí usam roupas espaciais. Desenvolver pesquisas em trajes sob restrições torna tudo muito mais difícil de fazer, demorando três vezes mais tempo.”

Michaela Musilova

A diretora também afirmou de que é preciso treinar extensivamente na Terra para descobrir os melhores métodos e também criar os melhores trajes para Atividades Extra-Veiculares (AEVs), a fim de realizar essas pesquisas tanto na Lua quanto em Marte.

O habitat em que o grupo está é de 110 metros quadrados, que compreendem os alojamentos do astronautas e o laboratório da missão.

Em seguida, confira um tour do habitat em que os astronautas estão:

Além disso, há um comandante, um oficial de operações, um engenheiro, um oficial de comunicação e astrobiólogos e astrofísicos no local.


Fonte: Tecmundo e Hi-SEAS

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Hi-SEAS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo