noticias-corporativas

Alerta de golpe envolvendo serviços prestados por economistas

Brasília, DF 4/5/2022 –

Siga-nos no Instagram

Sistema Cofecon/Corecons alerta para golpe que exige emissão de Certificado de Viabilidade Econômica (CVE), documento que não existe, para liberação de empréstimos.

Um novo tipo de golpe, executado por meio de aplicativos de mensagens, vem causando muita preocupação aos dirigentes do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Economia, por utilizar o nome da instituição e até mesmo a imagem de uma carteira profissional falsa.

Os golpistas enviam mensagens passando-se por representantes de instituições bancárias e oferecendo empréstimos a taxas de juros baixas. Para ter acesso a esta taxa, seria necessário obter um certificado de viabilidade econômica – documento que, na verdade, não existe.

Os bandidos ainda se oferecem para ajudar as vítimas a obter o suposto documento junto ao Conselho Regional de Economia e cobram uma tarifa no valor de até novecentos reais, dizendo que a maior parte deste valor é para pagar taxas do próprio Conselho. O golpe acontece quando a vítima transfere este valor aos golpistas.

O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Economia vêm trabalhando em conjunto para difundir esta informação, de modo que a sociedade tenha o conhecimento de que se trata de um golpe. Além disso, o Cofecon já entrou em contato para informar a Polícia Federal e o Ministério Público.

Carteira profissional

Em outros golpes realizados por meio de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, bandidos pedem dinheiro em nome de uma pessoa e até utilizam fotos dela. Este novo golpe envolve algo ainda mais sofisticado: a imagem de uma carteira profissional falsa, para tentar convencer as possíveis vítimas de que a história é verdadeira. As informações que constam na carteira falsa podem ser verificadas junto ao Conselho Regional de Economia, que é quem emite o documento.

As recomendações, neste caso, são as mesmas de outras tentativas de golpes aplicados por SMS, whatsapp, e-mail, redes sociais ou chamadas de voz: não fornecer dados pessoais (nome, números de documentos, endereço, entre outros) em resposta a qualquer tipo de anúncio.

Não existe nenhum documento chamado certificado de viabilidade econômica. Mas ainda que os golpistas mencionassem o nome de um documento que existe, é preciso desconfiar sempre que receber uma mensagem não solicitada oferecendo supostas condições vantajosas para obter um bem ou serviço.

Em caso de dúvida com relação ao registro de economistas, a recomendação é o contato direto com o Conselho Regional de Economia do respectivo estado, que é o órgão fiscalizador e responsável pela proteção da sociedade em temas relacionados ao exercício ilegal da profissão de economista. Já o Conselho Federal de Economia pode ser acionado pelo e-mail [email protected].

Website: http://www.cofecon.org.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo