O novo avião Aurora MK-II, da Dawn Aerospace, foi divulgado recentemente e é capaz de realizar diversos voos diários para o espaço.
A empresa, com sede na Nova Zelândia, projetou a aeronave para voos a 100 km acima da Terra. Atualmente, já foram realizados diversos testes.
O atual CEO da empresa, Stefan Powell, comemorou os resultados dos primeiros cinco voos do Aurora MK-II, que foram realizados nos dias 28 e 30 de julho deste ano.
“Tivemos sucesso em demonstrar nossa capacidade de integração com outros operadores do espaço aéreo. Aeronaves de asa fixa e empresas de helicópteros locais continuaram suas operações sem serem afetadas. É fantástico”.
Stefan Powell
O avião partiu do Aeródromo Glentanner, na Ilha Sul da Nova Zelândia e foi capaz de atingir altitudes de 3.400 pés.
Mais informações sobre o novo avião Aurora MK-II
O modelo da Dawn Aerospace tem 4,7 metros e pesa apenas 75 kg vazio, enquanto na decolagem seu peso chega a até 280 kg.
De acordo com a empresa, a velocidade máxima atingir é Mach 3 (o equivalente a 3.704 km/h), e conta com uma licença para operar como avião.
Devido a sua licença, ele não conta com zonas de lançamento exclusivas, nem vias aéreas ou hidroviárias, voando “em harmonia” com outros veículos.
Segundo a fabricante, um dos chamativos é o motor do foguete, que apesar de projetado para funcionar como qualquer outro motor de aeronave, conta com o desempenho de um foguete.
“Ele usa propelentes armazenáveis e compatíveis à aeronave para operações gas-and-go. Com modos de operação mono e bipropelente, é altamente regulável e infinitamente reiniciável”
Dawn Aerospace em seu site oficial
A Dawn Aerospace tem como objetivo entregar, muito em breve, tanto satélites, quanto também experimentos científicos com mais “agilidade, segurança e rapidez”.
Fonte: Canaltech
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Dawn Aerospace