Engenharia Hoje

Moto voadora realiza seu primeiro voo teste nos EUA batendo a velocidade de 240 km/h

Uma moto voadora realizou seu primeiro voo teste controlado nos Estados Unidos, batendo a velocidade de 240 km/h.

A responsável pela criação da moto, batizada de “The Speeder”, é a Jetpack Aviation, uma empresa norte-americana que ainda não divulgou preços ou data de lançamento do veículo.

Você pode conferir o teste controlado pelo Instagram oficial da empresa norte-americana.

“Depois de um ano de desenvolvimento de sistema de controle de vôo e projeto mecânico e 6 meses de construção, estamos muito felizes por termos concluído nossos testes de sobrevoo P1.0 em escala real em SoCal. Agora construindo o P1.5 e deve ser testado no final do verão.”

Jetpack Aviation

Moto voadora é movida a gasolina

Atualmente, a The Speeder é movida com motores de combustão interna, à gasolina, e apesar de sua velocidade máxima de 240 km/h, a moto poderá ser configurada de duas maneiras:

Uso recreacional

De acordo com a Jetpack Aviation, haverá duas versões recreacionais, sendo uma a versão ultraleve e outra a versão experimental da categoria.

A versão ultraleve não exigirá licença de piloto para operar, e todo o treinamento será fornecido pela JPA ou por um dos centros de treinamento autorizados da Jetpack

A versão Ultralight será limitada a transportar somente 5 galões de combustível, além de atingir uma velocidade de voo máxima de 96 km/h.

Enquanto isso, a versão experimental deverá exigir a licença de piloto privado para voar, e também não terá restrições de combustível ou velocidade.

O Speeder será o menor, mais rápido e opcionalmente pilotado VTOL do mundo, permitindo múltiplas aplicações nos setores de emergência, carga, militar e civil.”

Jetpack Aviation

Veículo não deverá ser vendido em larga escala

O veículo não deverá ser vendido em larga escala devido a sua velocidade, além de chegar a 4.572 metros acima do nível do mar, mesmo nível em que os helicópteros sobrevoam.

A autonomia da The Speeder atual é de 30 minutos, porém o projeto ainda deverá passar por diversas alterações até chegar no modelo final.


Fonte: Olhar Digital, Canaltech e Jetpack Aviation

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Jetpack Aviation