A ZTE desenvolveu, na Itália, uma camiseta compatível com 5G que promete salvar vidas, batizada de “YouCare”.
O projeto foi apresentado durante o Mobile World Congress de 2021, que ocorreu entre os dias 28 de junho e 1º de julho, em Barcelona.
O YouCare é um novo serviço de monitoramento remoto da saúde, que utiliza o 5G para detectar e transmitir inúmeros parâmetros biovitais do usuário.
Outros acessórios também estão no programa YouCare, como:
- luvas;
- tiaras;
- máscaras;
- palmilhas.
O serviço deverá ser testado a partir no próximo outono, no Centro de Inovação e Pesquisa que está situado em L’Aquila, Itália.
Camiseta compatível com 5G conta com diversos benefícios
De acordo com a ZTE, a nova tecnologia é revolucionária, sendo totalmente têxtil, lavável e fácil de usar; pode ser usada todos os dias, a qualquer hora e sem limitações.
A camiseta não conta com componentes metálicos, pois já possui sensores que estão naturalmente “definidos” no tecido.
Com a camiseta, será possível realizar um eletrocardiograma, uma análise de ato respiratório, os componentes do suor, o esforço muscular e também a temperatura corporal.
Todas essas informações também podem ser transmitidas, via 5G, para os usuários individuais e também para centros de saúde e controle.
“É uma invenção que mudará a vida e a qualidade da assistência médica doméstica e remota para muitos cidadãos que sofrem de problemas de saúde e pessoas vulneráveis que têm doenças crônicas, garantindo acesso aos serviços de atendimento e ao apoio de nossa rede nacional e internacional”
Francesco Rocca, presidente da Cruz Vermelha italiana e da IFRC
A tecnologia já foi patenteada e certificada, e deverá desenvolver novos serviços de proteção à saúde em diversas áreas, como:
- telemedicina;
- trabalho;
- esporte;
- bem-estar geral do usuário.
Como funciona a tecnologia
Os parâmetros são detectados por sensores poliméricos que estão “fixados” no tecido inteligente (e-textile) e são imperceptíveis.
Esses parâmetros, então, são enviados a uma unidade de controle miniaturizada, representada por uma etiqueta inteligente, responsável por registrar e converter esses dados em formato digital.
Por fim, essa unidade também envia essas informações por 5G a uma plataforma bidirecional, que transmite para o smartphone ou smartwatch do usuário.
Além disso, os dados também podem ser enviados para uma unidade remota, que analisa os números com um software médico.
“Certificada como dispositivo médico, a camiseta foi aprimorada com os algoritmos preditivos de doenças cardiovasculares da BSP-Medical, a líder mundial na área da ciência de dados médicos”
Umberto Sgambati, CEO do Proger Group spa, que criou o sensor “Smart T-shirt”
Fonte: GizChina e A Tarde
Imagem em destaque: Foto/Reprodução ZTE