Engenharia Hoje

Empresa britânica desenvolve motocicleta elétrica mais aerodinâmica que qualquer outra motocicleta no mundo e tenta quebrar recorde de velocidade

A White Motorcycle Concepts (WMC) é uma empresa britânica que desenvolveu uma motocicleta elétrica mais aerodinâmica que qualquer outra motocicleta no mundo.

O modelo, batizado de WMC250EV, ainda é um protótipo que deverá ser testado no ano que vem, na Bolívia.

Tecnologia V-Air

A tecnologia V-Air é o “segredo” para que o modelo seja a motocicleta elétrica mais aerodinâmica do mundo.

Ela é baseada em um túnel que é localizado logo abaixo do piloto, onde o peso frontal é diminuído da motocicleta e permite a passagem do ar.

Como resultado é criado o efeito Venturi, que está relacionado com a variação da pressão exercida por um fluido em movimento, em uma região de área variável.

De acordo com a fabricante, essa estrutura deixa a moto com uma resistência ao ar 70% menor do que a atual motocicleta mais aerodinâmica do mercado.

Nos testes realizados em simuladores e em túneis de vento, o coeficiente de resistência chegou a 0,118.

Atualmente, a tecnologia da White Motorcycle Concepts já foi patenteada no Reino Unido, e já está buscando licença também para:

Túnel de ar aerodinâmico (V-Air)

Design da motocicleta elétrica mais aerodinâmica

Para ajudar que o peso fosse melhor distribuído, o próprio CEO da WMC, Rob White, teve seu corpo milimetricamente escaneado em posição de corrida.

Desse modo, o o design da carroceria da WMC250EV foi desenhado para que acompanhasse os contornos do corpo humano.

A empresa também implementou um sistema de tração nas duas rodas devido ao peso bem distribuído na motocicleta.

No total, são quatro motores elétricos (dois dianteiros e dois traseiros) que somam ao todo 134 cv. Além disso, seu design possibilita utilizar um sistema de recuperação de energia similar ao usado nos carros elétricos.

Recorde de velocidade e autonomia

Rob deseja superar o recorde de velocidade que pertence à Voxan Wattman, de 366 km/h na distância de uma 1,6 km (1 milha). A motocicleta também chegou a atingir 408 km/h, mas o recorde não foi oficialmente registrado.

O CEO ainda não divulgou número, porém também afirma que o modelo deverá ter maior autonomia do que qualquer outra motocicleta com motorização semelhante.

Assim, a WMC250EV deverá trazer recordes de velocidade e autonomia no setor de motocicletas elétricas quando for testada.


Fonte: Quatro Rodas e White Motorcycle Concepts

Imagem em destaque: Foto/Reprodução WMC