Engenharia Hoje

Cientistas desenvolveram maneira para rodar software quântico em computadores comuns

Uma dupla de físicos da Suíça e dos Estados Unidos desenvolveram uma forma de rodar um software quântico em computadores comuns.

O software quântico escolhido foi um específico, que é conhecido como Algoritmo de Otimização Quântica Aproximada (QAOA).

Os físicos pertencem a Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, e da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos.

Rodar software quântico em computadoras comuns: como é possível?

Matija Medvidovic e Giuseppe Carleo foram os responsáveis pela elaboração de uma nova abordagem que realiza o feito.

É através dessa “abordagem” que é simulado um algoritmo quântico de otimização, ao usar um programa de inteligência artificial.

Esse programa de inteligência artificial roda em um computador comum, porém, também foi preciso desenvolver um novo algoritmo de aprendizado de máquina clássico, que é responsável por “imitar” o comportamento dos computadores quânticos.

Sobre o Algoritmo de Otimização Quântica Aproximada

O Algoritmo de Otimização Quântica Aproximada (QAOA) é normalmente utilizado pelos cientistas para resolver problemas clássicos de otimização em matemática.

Esse algoritmo pertence aos algoritmos quânticos variacionais, isto é, trata-se de formas de calcular o estado de menor energia, ou estado fundamental, de um sistema quântico, de uma partícula quântica ou também de um qubit.

Com a simulação aproximada desse algoritmo em um computador tradicional, os físicos somente não dependeram dos qubits e dos comportamentos enigmáticos, que envolvem normalmente fenômenos como a superposição e o entrelaçamento.

A tentativa foi um sucesso, e os resultados são considerados como “uma nova referência” para o futuro do desenvolvimento de programas quânticos.

“Nosso trabalho mostra que o QAOA que você pode executar em computadores quânticos atuais e no futuro próximo pode ser simulado, com boa precisão, em um computador clássico também. No entanto, isso não significa que todos os algoritmos quânticos úteis que podem ser executados em processadores quânticos de curto prazo possam ser emulados classicamente.”

Giuseppe Carleo

Para o cientista, a nova abordagem criada deverá servir como uma espécie de guia para o desenvolvimento de novos algoritmos quânticos úteis e difíceis de simular em computadores comuns.


Fonte: Inovação Tecnológica

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Freepik/pressfoto