Engenharia Hoje

Nova célula solar flexível bate recorde histórico de eficiência

Uma nova célula solar flexível criada por pesquisadores do laboratório suíço EMPA bateu um recorde histórico de eficiência.

Esse modelo de célula solar flexível, pode ser fabricada tanto em filmes de plásticos até através de impressão jato de tinta, conhecida como CIGS.

A sigla CIGS é formada pelas iniciais dos materiais usados na construção da célula, sendo eles:

Sobre a célula solar flexível do EMPA

A célula criada pelo laboratório EMPA consiste em camadas muito finas, que são depositadas sobre substratos poliméricos flexíveis, em sistemas industriais.

Normalmente, a aplicação da CIGS é feita em telhados e fachadas de edifícios, veículos, aparelhos eletrônicos portáteis e entre outras opções similares.

As células solares do laboratório foram processadas em um filme polímero, através do método de co-evaporação de baixa temperatura.

Esse método é responsável por cultivar filmes finos de um semicondutor (Cu(In,Ga)Se2), que tem como função principal absorver a luz.

O novo recorde histórico de eficiência foi devido a otimização da composição da camada e também da otimização dos dopantes alcalinos.

Ao investigar os efeitos da exposição após o processamento das células solares, combinada ao calor e iluminação, foi descoberto um aumento no desempenho.

Esse aumento permaneceu estável mesmo após vários meses, sendo a eficiência medida de forma independente no Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar, na Alemanha.

Recorde conquistado

O recorde histórico de eficiência foi de 21,4%, uma ótima porcentagem em comparação as células solares feitas de silício cristalino.

As células de silício cristalino, além de não serem flexíveis e exigirem painéis pesados para a conversão de energia, contam com 26,7% de eficiência.

O laboratório suíço vem obtendo novos recordes de eficiência ao decorrer dos anos, sendo eles:

Atualmente, a equipe está trabalhando com a empresa Flisom, com objetivo de realizar a fabricação rolo a rolo de módulos solares leves e flexíveis.


Fonte: Inovação Tecnológica

Imagem em destaque: Foto/Reprodução EMPA