Uma casa inovadora contém terra, madeira e telhado verde, com objetivo de ser uma casa que cresce junto com a família.
A casa em espiral (Spiral Garden) foi construída para quatro pessoas, pela Ryuichi Ashizawa Architects & Associates, em um terreno de 1.000 metros quadrados na Ilha Awaji (em Hyogo, Japão).
De acordo com os arquitetos da empresa, a forma “não convencional” de edificação é uma referência às casas locais da ilha, feitas a partir de madeira e então revestidas de terra.
Alguns cômodos da casa também são inovadores, uma vez que não possuem funções pré-determinadas.
Desse modo, podem servir para diferentes fins ao longo da vida, conforme o objetivo da família para os cômodos.
Casa inovadora contém terra local da ilha
Quase tudo na Spiral Garden é revestido com a terra local, como o chão que adota a técnica “Tataki”, um tradicional piso de terra batida.
Já as paredes são de malha de bambu trançada com acabamentos em terra, a fim de armazenar o calor e também controlar a umidade.
A casa inovadora possui diversas janelas, com objetivo de manter contato com a vista exterior e também uma clarabóia no centro da casa, permitindo entrada de luz solar e funcionando como um túnel de ventilação natural.
As vigas de madeira sustentam o telhado da casa, e toda parte da construção de madeira (presente nas paredes, portas e móveis) foi entalhada por carpiteiros.
Mais verde
O teto da casa em espiral lembra um escorregador verde, onde diversas plantas podem ser cultivadas pela família.
Essas plantas não servem só como decoração, visto que elas também podem contribuir para resfriar o ambiente interno da casa.
Além disso, a água da chuva irriga essa vegetação, e todo excesso de água flui diretamente para um lago que foi construído no quintal, que serve como reservatório.
O grande terreno possui também uma horta, em espiral, forno ao ar e livre e um banheiro seco.
Fonte: Ciclo Vivo
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Ryuichi Ashizawa Architects & Associates