O Titanic foi filmado pela primeira vez em 4K, sendo registrado com o uso de câmeras especiais durante o segundo semestre do retrasado (2019).
No total, foram necessários cinco mergulhos em um período de oito dias para que as imagens do navio que afundou em 1912.
O explorador que tirou as fotos de alta qualidade foi Victor Vescovo, já a empresa responsável foi a Triton Submarines.
O material obtido deverá ser utilizado na produção de um documentário da Atlantic Productions, que ainda não conta com data de lançamento.
De acordo com a empresa, as imagens do navio devem ajudar não só a avaliar a condição atual do Titanic, como também projetar seu futuro.
Além disso, segundo a nota divulgada pela Triton Submarines, as imagens devem possibilitar a visualização do naufrágio com a realidade aumentada (AR) e a tecnologia de realidade virtual (VR).
Titanic foi filmado e atualmente está em estágio avançado de deterioração
De acordo com as imagens filmadas, é possível notar que o navio está em um estágio avançado de deterioração.
Os registros em 4K foram feitos a 3,8 mil metros de profundidade no Oceano Atlântico, a cerca de 645 quilômetros da costa do Canadá.
Em seguida, confira as filmagens realizadas:
A área mais deteriorada gravada foi onde ficavam os aposentos do capitão, de acordo com o historiador Parks Stephenson.
“A banheira do capitão é uma imagem favorita entre os entusiastas do Titanic, e agora ela se foi. Todo aquele buraco do convés daquele lado está desabando, levando consigo as cabines, e a deterioração vai continuar avançando. ”
Parks Stephenson
Pelo navio ser vulnerável a correntes marítimas que mudam constantemente, redemoinhos, corrosões de sal e também bactérias que se alimentam de metal, a deterioração acaba sendo um pouco mais rápida que o normal.
Fonte: BNO News e Tecmundo
Imagem em destaque: Imagem/Reprodução Triton Submarines