A BMW criou uma moto que anda sozinha o modelo, R 1200 GS, busca aumentar a segurança e o conforto dos motoristas, evitando possíveis acidentes que são causados por falha humana.
Desse modo, não se trata de uma moto totalmente autônoma com objetivo comercial, apesar de não ser necessário ninguém a bordo.
“Nesse projeto, não é nosso objetivo desenvolver uma motocicleta completamente autônoma. O que queremos é melhorar a segurança das motocicletas”
Stefan Hans, engenheiro
De acordo com o engenheiro responsável pelo projeto, o protótipo auxilia a expandir os conhecimentos sobre a dinâmica dos veículos, para que haja uma classificação sobre o comportamento dos pilotos.
Caso uma situação vá se tornar perigosa, é possível advertir diretamente o usuário, e também é possível intervir diretamente.
A R 1200 GS foi desenvolvida por Stefan Hanse a sua equipe, contando com outros diferenciais além de sua autonomia:
Outras inovações da R 1200 GS
Existem ainda outras inovações no modelo, como o chassi que utiliza o processo de “esculpir” quadro e monobraço traseiro com uma impressora 3D.
Esse processo foi desenvolvido há pouco tempo pela BMW, além de ter incorporado os protocolos entre veículos (V2V), que buscam evitar colisões ao fazer com que carros e motos “conversem”.
A moto que anda sozinha também utiliza fibra de carbono como matéria prima, o que traz leveza ao veículo sem comprometer sua rigidez.
Por fim, uma outra novidade na R 1200 GS são os seus faróis adaptativos, que são guiados por laser.
Testes da moto que anda sozinha
Em 2018, a moto fez suas primeiras exibições em uma pista de testes da BMW em Miramas, no sul da França.
O modelo é capaz de acelerar, frear e também fazer todas as curvas sem ser preciso haver um condutor.
Em seguida, confira o vídeo da R 1200 GS em funcionamento:
Fonte: Mashable, G1 e Motociclismo Online
Imagem em destaque: Imagem/Reprodução BMW