Astrônomos amadores captaram passagem de estação espacial em frente a lua
Astrônomos amadores captaram a passagem de estação espacial em frente a lua no último sábado (19).
Ambos astrônomos amadores são de Minas Gerais, sendo registrado por Thamires Martins, do Grupo Mulheres de Estrelas, em Arapuá e por Marco Antônio Vieira e Gilberto Dumont, do Observatório Astronômico de Patos de Minas.
O evento é considerado raro, pois somente ocorre quando capturam o momento exato em que a espaçonave passa em frente à Lua.
Para que isso ocorra, é preciso uma grande coincidência: a Estação Espacial deve passar exatamente na mesma direção da lua para o observador na Terra.
Em seguida, confira o vídeo do momento exato, gravado por ambos astrônomos:
Astrônomos amadores captaram um evento trânsito
Esse evento é conhecido como “trânsito”, e quando ocorre, é visível para uma estreita faixa, de poucos quilômetros.
Essa faixa passou pelo Triângulo Mineiro, cruzando a cidade de Patos de Minas, o que fez com que os astrônomos captassem o evento.
Confira a faixa de visibilidade do Trânsito da ISS em frente à Lua:
Marco Antônio Vieira e Gilberto Dumont, do Observatório Astronômico de Patos de Minas, estavam exatamente dentro desta faixa de visibilidade.
Já o grupo Mulheres de Estrelas se deslocaram aproximadamente 30 quilômetros a partir do Rio Paranaíba para conseguir capturar o momento exato.
Softwares especializados auxiliam a capturar eventos como esse
A captura desses eventos e diversos outros acontecem com frequência devido a softwares especializados.
Neste caso, os astrônomos utilizaram o ISS Transit Finder, que foi responsável por dar a oportunidade aos astrônomos de capturar as imagens do evento raro.
O software ISS Transit Finder calcula com antecedência quando a Estação Espacial Internacional deverá passar em frente à Lua ou ao Sol para a sua localidade.
Fonte: Olhar Digital
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Marco Antônio Vieira/Observatório Astronômico de Patos de Minas.